sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Surto de Stomoxys calcitrans




Estão ocorrendo alguns relatos de surtos de Stomoxys cancitrans, a mosca dos estábulos, em alguns municípios ao sul do estado de Mato Grosso do Sul.
Os produtores rurais informaram que esta mosca incomoda os bovinos, que ficam aglomerados em bandos e deixam de se alimentar. Animais de produção de leite e aqueles em confinamento são os que apresentaram maior queda na produção. Também são acometidos os equinos e humanos. A mosca dos estábulos é hematófoga, ou seja, se alimenta de sangue e sua picada é muito mais dolorida que a de Haematobia irritans, a mosca dos chifres, causando forte irritação nos animais. Diferentemente desta última, que passa a vida toda sobre os bovinos, a mosca dos estábulos procura os animais apenas para se alimentar e realiza a postura dos ovos em matéria orgânica em decomposição.

A reclamação dos fazendeiros desta região é que o aumento de moscas esteja associado ao plantio de cana-de-açúcar. Aparentemente, dois fatores podem ter favorecido este surto: 1) a presença de restos culturais (palha) e do vinhoto podem atrair as moscas e permitem bom desenvolvimento dos ovos, larvas e pupas; 2)Chuvas e altas temperaturas numa época do ano que historicamente seria seca.
Este acontecimento em mato Grosso do Sul não é um fato isolado. Há relatos de de surtos de S. calcitrans em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, associados ao plantio de cana-de-açúcar.

Estes são exemplos do efeito das atuais mudanças climáticas e desequilíbrio ecológico sobre a população de parasitos. Há a necessidade de estudos nesta relação.

Nenhum comentário: